REVOLTANTE: Mais de R$ 50 Bilhões em Investimentos Federais nos últimos 4 anos e a falta de Dispositivos de Contenção Básicas nas Vias; BR 364 parcialmente Destruída.
- Redação 24Hrs
- 27 de abr.
- 4 min de leitura
A ausência de dispositivos de contenção nas Vias de rio Branco, principais corredores viários, tem contribuído para o aumento de acidentes graves e fatais. Nos últimos quatro anos, a via verde registrou 17 mortes em acidentes de trânsito, a maioria envolvendo veículos que invadiram a pista contrária ou saíram da rodovia.

Em 2021, foram registradas 5 mortes em colisões e saídas de pista. Em 2022, 4 pessoas morreram em acidentes semelhantes. Em 2023, o número subiu para 6 óbitos, e até abril de 2024, 2 mortes já foram registradas. Segundo especialistas, muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados com a instalação de dispositivos de contenção viária adequados.
Um dos casos mais recentes ocorreu em 17 de abril de 2025, nas proximidades da Terceira Ponte. Uma caminhonete Ford Ranger vermelha, placa EEP-2E06, conduzida por Talysson da Silva Duarte, de 27 anos, perdeu o controle, invadiu a pista contrária e colidiu com três motocicletas, matando 2 motociclistas de uma empresa de segurança e deixando outro em estado gravíssimo.
O acidente resultou na morte imediata de Márcio Pinheiro da Silva, de 45 anos, técnico em sistemas eletrônicos de segurança. Outras três pessoas ficaram gravemente feridas: Carpegiane de Freitas Lopes, 46 anos, que faleceu dias depois no hospital; Rayane Xavier Lima Verde, 31 anos; e Fábio Farias de Lima, 34 anos.
Outro acidente fatal ocorreu em 16 de fevereiro de 2025, quando Sebastião Nunes Moreira, de 57 anos, morreu após sua motocicleta ser atingida por uma caminhonete Amarok que invadiu a pista contrária durante uma forte chuva, próximo à Terceira Ponte.
Nos anos anteriores não foi diferente, o Jornal acre alerta fez um Levantamento completo de vítimas nos últimos 4 anos na gestão do atual do Governo.

Em 14 de novembro de 2020, uma vítima identificada apenas como Marcos morreu após a caminhonete em que estava capotar várias vezes na Via Verde, próximo à agência dos Correios. O acidente também deixou quatro pessoas feridas: Jerberson Mora da Silva, 43 anos; Aldenira Alencar de Oliveira, 40 anos; Renata da Silva Olanda, 24 anos; e uma adolescente de 17 anos.
O histórico de acidentes fatais na Via Verde é pesado e reforça a gravidade da situação.
Paulo Henrique da Silva, 29 anos, morreu em janeiro de 2021 após perder o controle do carro e colidir contra um poste próximo ao Parque Tucumã;
Maria das Graças Souza, 34 anos, foi vítima de atropelamento em março de 2021, nas proximidades da rotatória da Uninorte;
Lucas Oliveira de Castro, 21 anos, faleceu em junho de 2021 em uma colisão frontal perto da entrada do Conjunto Universitário;
Ana Carolina Freitas, 26 anos, morreu em setembro de 2022 após capotar o veículo no trecho próximo ao Supermercado Araújo da Via Verde;
José Cláudio Martins, 41 anos, morreu em novembro de 2022 em uma batida envolvendo três veículos na altura da rotatória do Distrito Industrial;
Thiago Moreira dos Santos, 19 anos, faleceu em janeiro de 2023 ao tentar desviar de outro carro na pista, próximo ao viaduto da Corrente;
Carla Moura Lima, 38 anos, morreu em abril de 2023 após colisão com um caminhão próximo ao Atacadão;
Fernando Almeida Sousa, 25 anos, morreu em agosto de 2023 em um acidente de moto nas proximidades da rotatória do Via Verde Shopping;
Priscila Andrade Gomes, 32 anos, faleceu em novembro de 2023 após ser atingida por um veículo desgovernado próximo ao Parque Chico Mendes;
Eduardo Ramos Lima, 22 anos, morreu em fevereiro de 2024 ao invadir a pista contrária e colidir de frente com outro carro, próximo à rotatória da Estrada do Calafate;
Sebastião Nunes Moreira, 57 anos, morreu em fevereiro de 2025 após sua motocicleta ser atingida por uma caminhonete na contramão.
A COISA PIORA QUANDO VEMOS A BR 364:

Apesar da gravidade desses acidentes, o Governo não tem tomado providências efetivas para melhorar a segurança viária nas Principais Vias do Acre. A falta de investimentos em dispositivos de contenção, como barreiras de concreto e defensas metálicas, coloca em risco a vida de motoristas e passageiros que trafegam por Vias e estradas.

📊 Investimentos Federais no Acre (2020–2024)
2020
Emendas de Bancada: R$ 10.445.781,21Fonte: Portal da Transparência do Governo FederalPortal da Transparência
Investimentos Federais: R$ 817.000.000,00Fonte: Agência de Notícias do AcreNoticias do Acre+1Panorâmica News+1
2021
Programa REM Acre (Fase II): R$ 81.414.609,58Fonte: Governo do Acre
Orçamento Estimado do Governo Federal: R$ 3.000.000.000,00Fonte: Agência de Notícias do AcreNoticias do Acre+1Panorâmica News+1
2022
Pronaf (Plano Safra 2022): R$ 436.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
Orçamento Estimado do Governo do Acre: R$ 7.800.000.000,00Fonte: Agência de Notícias do AcreNoticias do Acre+1Panorâmica News+1
2023
Investimentos Federais: R$ 26.700.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
2024
Investimentos Totais do Governo Federal no Acre: R$ 11.500.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
Novo PAC (Obras e Projetos): R$ 3.500.000.000,00 (projetados até 2026)Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo FederalServiços e Informações do Brasil
Aplicados até Dezembro de 2024: R$ 2.350.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
Projetados para Pós-2026: R$ 620.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo FederalPanorâmica News
Transferências ao Estado e Municípios: R$ 8.700.000.000,00 (janeiro a novembro de 2024)Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
Infraestrutura de Transportes: R$ 341.000.000,00Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
📈 Total Geral dos Investimentos (2020–2024)
Ano | Total Anual (R$) |
2020 | R$ 827.445.781,21 |
2021 | R$ 3.081.414.609,58 |
2022 | R$ 8.236.000.000,00 |
2023 | R$ 26.700.000.000,00 |
2024 | R$ 11.500.000.000,00 |
Total Geral | R$ 50.344.860.390,79 |

O total de investimentos federais no Acre, considerando os valores de 2020 a 2024, somam aproximadamente R$ 50.344.860.390,79 bilhões de investimento do Governo Federal e Emendas de Bancada.

Governo do acre não se posicionou com relação às quantias e nem com relação à situação das estradas do acre que estão precárias, com atenção especial a uma das principais que é a BR 364, que permanecem intrafegáveis em alguns trechos com a falta do Mínimo deste investimento.

Enquanto medidas estruturais não forem adotadas, nas Principais Vias e demais estradas continuarão sendo palco de tragédias de Grandes proporções, expondo a população a riscos elevados e evidenciando a inércia do poder público diante da situação.
댓글