Preço do café moído sobe mais de 80% em 12 meses, puxado pela inflação
- Redação 24Hrs
- há 7 horas
- 1 min de leitura
O café moído acumulou alta de 80,2% nos 12 meses encerrados em abril, registrando a maior variação para o produto desde o início do Plano Real, em 1994. Os dados integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência oficial da inflação no país.
Apenas em abril, o café moído teve aumento de 4,48%, o que representa uma desaceleração em relação a março, quando a alta foi de 8,14%. Ainda assim, os preços seguem em patamar elevado, contribuindo para a pressão inflacionária no segmento de alimentação.

O grupo Alimentação e Bebidas subiu 0,82% no mês e exerceu o maior impacto no índice geral, que teve variação de 0,43%. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses alcançou 5,53%, acima do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
O movimento de alta nos alimentos, incluindo o café, é atribuído a efeitos climáticos que têm afetado a produção e a oferta em diversas regiões do país.
Comments