Crise no INSS leva à saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência; Wolney Queiroz assume o cargo
- Redação 24Hrs
- há 6 dias
- 1 min de leitura
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2), em meio a uma crise provocada por fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ex-deputado federal Wolney Queiroz, até então número 2 da pasta, foi anunciado como o novo ministro.
Lupi ocupava o ministério desde o início do atual governo, há dois anos e quatro meses. A pressão por sua saída aumentou após a revelação de um esquema que envolvia associações cadastrando aposentados de forma fraudulenta para descontar mensalidades indevidas diretamente dos benefícios.

Segundo investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, os desvios começaram em 2019 e causaram prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões. A apuração encontrou dinheiro em espécie, veículos de luxo, joias e obras de arte com os suspeitos. O principal operador do esquema seria o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS".
Apesar de negar envolvimento e afirmar que não foi citado nas investigações, Lupi vinha sendo cobrado internamente por ter sido alertado sobre as irregularidades ainda em 2023, sem agir imediatamente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia iniciado negociações com o PDT para reorganizar a liderança da pasta. Além da troca de ministro, Lula também substituiu o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, por Gilberto Waller Júnior.
Commentaires