top of page
Cópia de get it now(1).gif

DESCASO NO JURUÁ: Mulher com suspeita de problema cardíaco agoniza há dias sem resposta do poder público para transferência pelo (TFD) fora de domicílio

Antônia Luceilda do Vale de Souza, de 51 anos, está internada desde o último sábado (24) no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, aguardando há dias a realização de uma ressonância magnética.


Segundo familiares que estão na unidade, o equipamento necessário para o exame estaria fora de funcionamento, mas após insistência no caso foi realizado os exames, mas ainda não teria sido apresentado a família até o fechamento desta reportagem.


O exame é essencial para diagnosticar uma possível doença cardíaca, mas até o momento a falta de estrutura adequada no Hospital, e diante da impossibilidade de envio da paciente para tratamento fora do domicílio (TFD) a Família usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso.


Foto: Cedida pela Família
Foto: Cedida pela Família

Segundo informações na semana anterior à internação, Antônia buscou atendimento no mesmo hospital com fortes dores no peito, mas recebeu alta médica logo em seguida. Com o agravamento do quadro clínico, ela precisou retornar a unidade sentindo fortes dores no peito no último sábado (24) e foi novamente internada. Desde então, permanece acamada, recebendo apenas medicamentos para controle das dores, sem qualquer avanço no diagnóstico.


Procurados pela nossa Reportagem, o Hospital não apresentou um responsável até o momento para tratar do assunto, na capital Rio Branco a SESACRE e nem o secretário de Saúde Pedro Pascoal também não se manifestaram, evidenciando uma suposta negligência ao caso e sobre o que esta impossibilitando a transferência da paciente para tratamento pelo (TFD).




Segundo a família Inicialmente o hospital teria informado que o equipamento para ressonância estava precisando de reparos, porem na tarde desta segunda-feira (26) os exames foram realizados na unidade. Entre as alternativas estaria a transferência para Rio Branco, onde há estrutura mais adequada para os exames, mas a paciente segue sem ser removida por entraves relacionados ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que não teria sido liberado.



A família denuncia o abandono e cobra providências urgentes das autoridades estaduais de saúde. Segundo os parentes, o estado de saúde de Antônia é grave e exige uma resposta imediata do poder público. Eles afirmam que não estão pedindo favor, mas o direito básico à vida e ao atendimento digno.

“Não é possível que uma mulher com suspeita de problema no coração fique jogada em uma cama à base de remédios paliativos, sem exames concretos, sem solução e sem sequer ser transferida para outro lugar que tenha estrutura, já que nem o Hospital e nem os médicos não têm condições de fazer o diagnóstico. O que está acontecendo com o Hospital do Juruá?”, questiona um dos familiares.


A família clama por respostas. Diante do silêncio oficial do estado, o que resta são promessas não cumpridas e uma paciente à beira da morte devido burocracias que matam mais do que salvam vidas.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
Acre Alerta
Acre Alerta
Acre Alerta
Acre Alerta

Acre Alerta - Principais Notícias do Acre - Brasil e Mundo - Jornalismo com credibilidade. Contamos os fatos com imparcialidade. As notícias mais lidas do dia, você encontra aqui!

Quer fazer uma denúncia? Mande sua mensagem para: comunicacao.acrealerta@gmail.com 

SAC/AC (68) 3221-4839

Copyright 2024 - 2025 ® Todos os Direitos reservados - ACRE ALERTA é uma marca Registrada pelo Instituto Nacional de Marcas e Patentes.

bottom of page